terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O Voto do Nazireado


Um voto é algo que vai muito além de uma oferta ou um desafio, o voto envolve ato de honra, renúncia e fidelidade!

Honra: Porque é questão de palavra cumprí-lo, e a pessoa que o faz está disposta a fazer qualquer coisa para cumprí-lo, a fim de não manchar a sua honra, ou seja, o seu caráter.

Renúncia:
Porque é inevitável de se cumprir um voto sem abrir mão de alguma coisa, exige um sacrifício, um esforço que acarretará uma luta dentro da própria pessoa.

Fidelidade: Porque a pessoa que faz um voto,ela já o faz decidida e se dispõe á tudo para cumprí-lo, sabendo que a sua fidelidade a Beneficiará!

Sansão tinha um voto Especial com Deus, que o pretegia e o fazia vencer os seus inimigos, esse era o voto de nazireu, conforme "Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre; e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus" (Juízes 13:5).

O voto do nazireado é o mais espiritual de toda a bíblia, é para aquelas pessoas que tem dentro de si o desejo de servir á Deus de corpo, alma e espírito!

"E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando um homem ou mulher se tiver separado, fazendo voto de nazireu, para se separar ao SENHOR..."

Observe que o Senhor fala em relação a "quando alguém fizer voto especial" significa dizer que nem todos os cristãos estão dispostos a fazer este voto. Sansão era um homem forte, guerreiro e destemido, e é um exemplo de servo de Deus, que sofreu as consequências catastróficas da quebra desse voto.

1º ERRO: foi quando: "Descendo, pois, seu pai àquela mulher, fez Sansão ali um banquete; porque assim os moços costumavam fazer."(Juízes 14:10) ora, uma festa onde só haviam pessoa incrédulas, de um povo totalmente diferente do seu, idólatra, adúltero, com ceteza haveria bebedices, e o nazireado dizia: "abster-se-á de vinho e de bebida forte..., nem tomarás beberagens de uva" (Números 6:3), iludido por uma mulher filistéia que o levou a dar uma festa, onde sansão veio a se embriagar com vinho.
Muitas são os servos de Deus que iludidos pelo mundo, pelos seus prazeres, têm quebrado o voto que tem com Deus e abandonado o seu ministério, isso devido ás promessas ilusórias feitas pelo diabo para destruí-los, e são muitos os que vão por este caminho.

2º ERRO: foi quando: "Desceu, pois, Sansão com seu pai e com sua mãe a Timnate; e, chegando às vinhas de Timnate eis que um filho de leão, rugindo, lhe saiu ao encontro.
Então o Espírito do SENHOR se apossou dele tão poderosamente que despedaçou o leão, como quem despedaça um cabrito, sem ter nada na sua mão; porém nem a seu pai nem a sua mãe deu a saber o que tinha feito." (Juízes 14:5-6)
Deus mandou aquele leão para que Sansão o matasse, porém aconteceu que "E depois de alguns dias voltou ele para tomá-la; e, apartando-se do caminho para ver o corpo do leão morto, eis que nele havia um enxame de abelhas com mel.
E tomou-o nas suas mãos, e foi andando e comendo dele; e foi a seu pai e a sua mãe, e deu-lhes do mel, e comeram; porém não lhes deu a saber que tomara o mel do corpo do leão." (Juízes 14:8-9), observe que quando ele voltou, Sansão se apartou do caminho para ver o leão morto, e lá estava o favo de mel; agora me responda uma coisa: Quem colocou aquele favo de mel no corpo do leão? Será que foi Deus? é claro que não! mas foi o próprio inimigo,pois o inimigo sabia que: "Todos os dias de sua consagração para o Senhor, não se aproximará de um cadáver" (Números 6:6), o diabo armou uma cilada para Sansão, pois sabia que ele não podia se aproximar de um cadáver. Aquele leão reresentava um poblema já vencido por Sansão, ele não tinha nada de voltar para vê-lo, se já o tinha vencido, e fazendo assim ele se apartou de seu caminho, (Juízes 14:8), e assim muitos servos, principalmente jovens, tem se apartado do caminho olhando para trás, para o passado, e veêm naquilo que outrora os afastava de Deus um favo de mel, ou seja, quando olham para a prática do pecado em que viviam começam a se fascinar com o prazer, a satisfação dos seus desejos, e quando menos esperam já estão enredados no pecado, e o voto que essas pessoas tem com Deus é quebrado, o voto da Consagração da sua vida (Nazireu) para Deus.

3º ERRO: foi fatal para Sansão, resultou na quebra total do seu voto com Deus, pois o seu coração já estava longe de Deus, o seu coração já pertencia a Dalila, ela se apossara dele, ela levou-o a desvendar o segredo de sua grande força, que estava na sua cabeleira, ou seja, na sua comunhão com Deus. Usada pelo diabo, ela o seduziu e cortou-lhe o cabelo, e Sansão perdeu a força que havia nele. "Então Dalila fez dormir a Sansão nos joelhos dela e, tendo chamado um homem mandou-lhe rapar-lhe as 7 tranças da cabeça; passou ela a subjugá-lo; e retirou-se dele a sua força" (Juízes 16:19)
Eu creio sem dúvidas ser a sua cabeleira, a sua comunhão com Deus, as sete tranças são os sete Espíritos de Deus (Isaías 11:2) motivo de Sansão perder a sua grande força quando foram cortadas.
Depois que perdeu a sua comunhão com Deus, a primeira coisa que o diabo fez foi tirar a sua visão."Então os filisteus pegaram nele, e arrancaram-lhe os olhos, e fizeram-no descer a Gaza, e amarraram-no com duas cadeias de bronze, e girava ele um moinho no cárcere." (Juízes 16:21) porque está escrito "Todos os dias do voto do seu nazireado sobre a sua cabeça não passará navalha; até que se cumpram os dias, que se separou ao SENHOR, santo será, deixando crescer livremente o cabelo da sua cabeça." (Números 6:5).

Dalila (diabo) insistiu por várias vezes, até descobrir-lhe o coração, assim o diabo tem atuado perseveramtemente na busca incessante de derrubar os servos de Deus, e como Sansão foi persuadido por Dalila, é lamentável o número de jovens, membros, obreiros, pastores, que tem se deixado persuadir pelas propostas do diabo, oferecidas pelo mundo, que ilusoriamente vem abrilhantando os olhos de muitos cristãos.

Por amá-lo tanto, Deus deu-lhe oportunidade de se arrepender, primeiro quando ele bebeu bebida forte, reconsiderando o seu Amor por ele, depois errou novamente se aproximando de um cadáver, ainda esta vez o Senhor o reconsiderou, mas quando ele revelou o segredo de sua foça...., poxa, era a sua comunhão com Deus, de imediato o voto foi quebrado. É triste saber que muitos trilham caminho de Sansão, por isso é que: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes de vida" (Provérbios 4:23)

3 comentários:

Dany Andrade disse...

ta ligado may ..muito forte aos fieis Deus trata com intimidade ..vamos nessa fé .nao podemos nos deixar seduzir pelas propostas doa diabo que muitas vezes vem disfarçada para derrubar os da fé ..um beijo linda Deus abençoe =**

Patricia disse...

oi May..adorei o post...bjokas

António Jesus Batalha disse...

Ao visitar alguns blogs me deparei com o seu, e quero dar-lhe os parabéns por partilhar o seu saber, gostei por isso deixo aqui um convite:
Ficaria radiante se visita-se o meu blog, e leia alguma coisa, meu blog é um blog cristão que fala de diversos assuntos.
É o Peregrino E Servo.
Desejo muita paz e saúde.
http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/